segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VICIA FABA (FAVA)


Em nossa casa sou eu o principal, quase único, provador de favas. Daí que ainda guardemos favas congeladas do ano anterior. Mas eu gosto desta cultura e insisto nela, como se verá. Semeei em novo local pois a área do quintal permite-me fazer a desejável rotação das culturas.

Este ano semeei mais cedo: 4 de Janeiro. Menos de vinte dias depois estão a brotar. Na passada sexta-feira dado que ultimamente não tem chovido e o solo é arenoso, reguei as novas sementeiras a regador, com crivo. As favas tinham surgido no início da semana e gostaram. Também surgiram os primeiros sinais de renovo noutras sementeiras.


Antes também recolhi as plantinhas de fava que espontâneamente nasceram na área do faval do ano passado. Quase uma brincadeira. Não se mostravam muito vigorosas. Ainda assim, replantei-as noutro local. A fotografia de cima é de uma delas, já a entrar em floração. Normalmente só entrariam em flor quando mais crescidas. E vejo ainda que nelas se passeiam já algumas formigas e pulgões. Vou acompanhar, como experiência. Darei notícias do desenvolvimento dos favais.

Todas as fotos são da passada semana, no quintal.
Depois de muita insistência tropecei, digamos, em novas soluções dentro deste modelo de Horta à Porta, incluindo o ressurgimento do cantinho dos seguidores,  o que naturalmente me deixa contente.

Sem comentários:

Enviar um comentário