quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TRABALHOS NA HORTA EM JANEIRO, outros


No passado dia 16 fiz a plantação de cerca de cinquenta novos pés de morangueiro. Dezanove foram comprados e os restantes são prata da casa. Habitualmente faço estas plantações em Novembro e com sucesso. Porém, em Novembro e Dezembro os morangais mostravam-se mais em tom verde (e continuam a florir) que com as cores de outono e inverno. Por isso fui adiando. Porém, tive de avançar agora pois pretendo que no início da primavera estejam já bem presos ao solo.


Não foi ainda desta que os plantei em camalhões. Até agora o maior inconveniente que tive foi o dos maiores trabalhos com a erradicação das ervas, porque aquele método não me desonera da limpeza de cada um dos morangueiros. Por isso tentei compensar afastando sobre maneira as linhas de plantação de modo a poder circular à vontade entre linhas.


Por outro lado, após a dupla passagem da fresa, achei a terra livre de ervas, solta e ainda suficientemente húmida. Ainda assim abiquei a regador cada uma das plantas e espero continuar uma vez em cada uma das semanas próximas (ou será que vem aí a chuva?) até concluir que estão bem pegados. Quanto às mudas que usei cá do quintal, limpei-as bem das folhas e raízes mortas ou partidas, das flores, e de parte das raízes mais compridas. Mas não eliminei completamente as folhas como nas adquiridas no comércio. Sempre assim procedi e não me tenho dado mal com isso! Continuarei a dar notícias dos morangais.

Sem comentários:

Enviar um comentário