sábado, 21 de janeiro de 2012

URTICA DIOICA (URTIGA-MAIOR)


Junto a um dos muros divisórios do quintal orientado no sentido nascente-poente onde nunca chegam directamente os raios solares, as urtigas crescem todo o ano, mas muito especialmente nas épocas de maior humidade. Nesta altura têm algumas mais de um metro de altura. È uma daquelas plantas que se reconhece...de olhos fechados e pelo toque de mãos!


Estão viçosíssimas e o que é curioso é que por todo o lado apresentam folhas roídas. De facto as borboletas nocturnas e as suas larvas têm nelas preferência e sabem da arte de bem pastar.


Esta variedade de urtiga diz-se dióica porque os sexos se encontram separados por diferentes indivíduos. As flores fêmeas são mais esverdeadas e tombadas e as masculinas mais amareladas e têm um porte mais horizontal e estendido ou em espiga.


Entre iniciados românticos de vária extracção há os que esperam que a aplicação de um preparado feito com uns raminhos de urtigas em infusão de água durante dias, livre as plantas do ataque de ácaros, piolhos, pulgões e de outras bichezas. Outros enterram-nas esperando melhorar os solos com (no máximo) duas dúzias de pés de urtiga (mais já seria cultura e sem dúvida uma estranha cultura). Também se arriscam a não pequenas picadas os que usam essas dúzias no composto para acelerar a decomposição. Lamento ser aqui um céptico. Mas tenho de admitir podermos estar perante mais um nicho de mercado para a exportação.  


Parece que também haverá quem as prefira ao espinafre. É surpreendente, pois o espinafre cresce aqui  facilmente e por todo o lado(se o deixarmos). E é uma cultura sobremaneira simples e não temos que arriscar sermos fortemente picados. Com o espinafre fazemos maravilhosos esparregados, purés e sopas. Também admito que "cultivar" urtigas não dê absolutamente nenhum trabalho. Em locais sombrios e férteis, basta abandonar, deixar correr e elas surgirão e crescerão como espuma. Por mim sempre associei urtigas a desleixo.


Toda a planta está recoberta por pêlos ocos terminados em ponta que contêm uma mistura química. O contacto com uma ínfima porção dessa mistura provoca um prurido forte, nas criaturas desprevenidas. Os pêlos secos não são picantes. Ainda assim, não fiando... Da Vikipédia colhi também a informação de que esfregando na zona com folhas da plantago media (tanchagem-média) se obtém um certo alívio. Desconhecia. Se resultar teria piada pois que a tanchagem abunda no quintal e até perto das urtigas! Com a mesma esperança de alívio há quem aplique saliva. Melhor será prevenir!

Sem comentários:

Enviar um comentário