terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BERGENIA CORDIFOLIA (BERGÉNIA, CHÁ-DA-SIBÉRIA)


Com as imagens dos últimos dias, provado fica a quem dúvidas tivesse que dezembro e janeiro também são meses de flores. Problema ultrapassado de, apenas, falta de atenção ou atenção insuficiente. É certo que tivemos (e teremos ainda) que investir nas simples. Para isso é necessário por vezes, como se viu, o uso da lupa... Mas simples ou vistosas, elas estão lá, adaptadas, tão completas, perfeitas e belas... que as plantas não se medem aos palmos!


Para a bergénia não é esta a época de ouro da floração que é suposto ser fevereiro e até abril. Mas como os tempos andam acelerados, eis que desde dezembro estaõ em festa com as suas magníficas flores rosadas, inspirando alegria.


Usamos a bergénia como planta de cobertura do solo (tal como a hosta que aqui mostrámos), dada a notável dimensão das folhas que atingem sessenta centímetros de diâmetro (os ingleses chamam-lhes elephant,s ears) e ainda à sua robustez e resistência ao frio e ao calor. As nossas estão plantadas à sombra das árvores.


A bergénia  é usada também nos rebordos exteriores dos jardins sobretudo nos mais ingratos pois adapta-se bem aos solos e se for cuidada (oferecendo-lhe húmus e regas e desembaraçando-a das folhas velhas) oferece um belo aspecto todo o ano.  A altura da bergénia é, em média, de cerca de trinta centímetros. Propaga-se por divisão dos tufos a seguir à floração ou então no outono.

As fotos são de dezembro e janeiro, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário