terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ANTÓNIO LOBO ANTUNES SÁTIRA AOS HOMENS QUANDO ESTÃO COM GRIPE


Foto: Consternação na capoeira: muito sofre um GALO constipado.

 Pachos na testa, terço na mão, Uma botija, chá de limão, Zaragatoas, vinho com mel, Três aspirinas, creme na pele Grito de medo, chamo a mulher. Ai Lurdes que vou morrer. Mede-me a febre, olha-me a goela, Cala os miúdos, fecha a janela, Não quero canja, nem a salada, Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada. Se tu sonhasses como me sinto, Já vejo a morte nunca te minto, Já vejo o inferno, chamas, diabos, Anjos estranhos, cornos e rabos, Vejo demónios nas suas danças Tigres sem listras, bodes sem tranças Choros de coruja, risos de grilo Ai Lurdes, Lurdes fica comigo Não é o pingo de uma torneira, Põe-me a Santinha à cabeceira, Compõe-me a colcha, Fala ao prior, Pousa o Jesus no cobertor. Chama o Doutor, passa a chamada, Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada. Faz-me tisana e pão de ló, Não te levantes que fico só, Aqui sozinho a apodrecer, Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.  

Ainda não ganhei folgo para ler até ao fim os livros de António Lobo Antunes. Exige muito do leitor e já não tenho recursos para tanto. Não é, pois, defeito do escritor aliás com a maior reputação internacional. Mas sempre me deliciaram as suas crónicas repletas de humor inteligente. A mais fina ironia também está patente nos seus poemas como se vê exemplarmente na "Sátira aos HOMENS quando estão com gripe". 
A segunda foto é do "Le Coq" do pintor espanhol Joan Miró.

1 comentário: