terça-feira, 24 de janeiro de 2012

TRABALHOS NA HORTA EM JANEIRO


Tendo em conta as temperaturas relativamente amenas com que têm decorrido as últimas semanas, resolvi iniciar algumas sementeiras em abrigo baixo que em princípio só teriam lugar daqui por uma a duas semanas. Estou a usar as camas em recipientes de plástico, com furos na base. Cubro o fundo com pequenos seixos e encho com terra vegetal. Depois de cobrir a semente, rego a crivo.  Estes abrigos recomendam-se por serem de fácil montagem. São compostos por aros metálicos (no meu caso é verguinha de ferro das obras) e filme de plástico. Posso sempre aumentar o comprimento pois disponho de vários aros.


E cubro com plástico próprio para estufas. Este plástico é sobre maneira caro, i.e. cerca de cinco euros o quilo. Mas espero fazer vários anos de sementeiras com o mesmo plástico. O comum, branco ou preto é muito menos caro mas dificilmente dura mais de um ano. Diariamente, em princípio, destapo cerca de metade para a renovação do ar.


 Ontem semeei em abrigo algum tomate coração de boi. Semeei não só o raiado a amarelo e verde, óptimo para saladas, como também o tomate totalmente vermelho. Mas tudo em pequenas quantidades.


Para o abrigo também transplantei ontem alguns pés de rúcula. Ali passarão os meses mais frios. Esta planta também não gosta de uma exposição directa ao sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário