quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

GEADAS


Para hortas e jardins o que das geadas interessa são os efeitos nas plantas. Diferentes plantas têm graus diferentes de resistência  ao frio. O congelamento do orvalho na superfície pode ocorrer com temperaturas do ar positivas.


De facto a temperatura ao nível do solo (temperatura na relva) pode ser inferior em cinco graus à temperatura do ar. Podem ocorrer geadas com temperatura do ar de cinco graus positivos. E à medida que a temperatura desce podem ocorrer geadas de graus significativamente diferentes.


Baixas temperaturas, céu limpo, noite estrelada antecedem geralmente as geadas. Este ano e nesta região já houve geadas mas ainda não de grande intensidade. Os estragos, normais, são visíveis nas plantas com níveis de resistência mais baixo. É o caso das dálias, as da mancha castanha na foto acima, em que a seiva em caules e folhas congelou. E continuando a temperatura a descer destruiu-lhes as células. Porém tubérculos e raízes tuberosas abaixo do nível do solo estão, em princípio, imunes à geada. Então, podemos esperar vê-las ressurgir na primavera.


No comércio de plantas tenho visto a promoção das Chagas apontando a boa resistência ao frio. Mas não é assim. Como se vê na foto acima. Produziram flores até à primeira geada. Aí tremeu a parte aérea, desmaiaram as cores. À segunda colapsaram. Com as dálias foram as primeiras a gear.
A receita da cobertura das plantas de jardim (todas, ou as mais sensíveis) com plásticos é correcta. Porém, é economicamente impraticável quando a área a cobrir é mais vasta, como é a do nosso jardim. Por isso, resta-nos aguardar os acontecimentos sabendo que entre mortas e feridas muitas vão escapar incólumes e até há plantas que precisam do frio. Voltaremos a este tema.

As duas primeiras fotos são do inverno passado e as restantes de finais de dezembro passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário