domingo, 2 de fevereiro de 2014

HAKEA SERICEA (HÁQUEA-PICANTE, ESPINHEIRO-BRAVO, SILKY HAKEA), em flor


A háquea-picante, (proveniente da Austrália, Família Proteaceae) é um arbusto ou pequena árvore capaz de formar uma impenetrável muralha espinhosa com as suas robustas folhas em forma de agulhas. 


Em Portugal é uma das espécies invasoras como tal já assim catalogadas na lei. Do seu natural cresce muito depressa e sem forma geométrica definida. Estranhamente a acção dos fogos facilita a sua expansão desordenada.


Num mês de escassas florações, esqueçamos por momentos os graves inconvenientes da proliferação destas plantas e assinalemos as delicadas inflorescências. As flores brancas ou rosa-pálido organizam-se em inflorescências em cacho de uma a sete flores. Colocam-se no ângulo formado pelo ramo e a folha aculeada.  No meio de tanta braveza uma faceta de inocência.


Frutos secos de forma ovalada, acastanhados, com uma fenda terminando em bico, trazem bem guardadas no interior as sementes.  


As háqueas da foto têm um pouco mais de três metros de altura.


Estas plantas situam-se à beira de uma estrada e delimitam um pinhal. Invadem com os ramos uma parte da via. Cautelosamente, os peões tomam a faixa de rodagem oposta pois sabem que a picada da háquea é dolorosa e como tal é de evitar.

Fotos de Janeiro de 2014, nos limites da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário