terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

EX-VOTO SUSCEPTO (POR PROMESSA FEITA)


Milagre que fez Santa Quitéria Virgem Mártir a Zeferino Severino Firmino Souza de Meirelles, Porto 21 de Agosto de 1878.


Milagre que fez Nossa Senhora do Socorro ao Mestre João Loureiro na escuna Viúva Esperança vindo do Maranhão para o Porto no mar das Berlengas a 4 léguas lhe carregou tamanho temporal que o pôs em tal estado no mês de dezembro a 25. EV Ano 1821.

Pressupostos: juro que vivi em dor este transe  até ao limite das minhas derradeiras forças e que dele só regressei pela fé e pela esperança. Em gratidão e para memória futura, para exemplo e inspiração de outros em grave risco de vida, dou o meu breve testemunho nesta tabuinha pintada que encomendei.  

O património é diverso. 
Porto. Igreja do Seminário. A profunda humanidade que atravessa estes quadros excede em muito a porventura deficiente técnica dos seus autores anónimos. "O pintor de milagres...não é mais que um filho do povo para quem pintava, a rogo, como escrevedor de cartas procurado por analfabeto, um ou outro episódio de vida ressaltando do comezinho mas ainda assim caracterizado de uma precaridade de ser que é a vida do homem na Terra - Vale de Lágrimas", cf. Alberto Correia, "Carlos Massa" in Beira Alta, vol. XLI, Fasc. 2, ano 1982, 2º Trim., p. 317.

Por outro lado, em visita guiada pela inexcedível simpatia e erudição da Senhora Directora do Museu apreciámos também a arte de Autor e Escola exposta no Museu Soares dos Reis. A reportar, quem sabe, noutra ocasião.  


Sem comentários:

Enviar um comentário