quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GERANIUM DISSECTUM (COENTRINHO, BICO-de-POMBA, CUT-LEAVED CRANESBILL, ALFILERILLO, GÉRANIUM DÉCOUPÉ)


Entre Março e Junho surge entre as infestantes uma flor tão discreta como bela de cinco pétalas iguais em cor-de-rosa ou malva, 5 sépalas e dez estames. As pétalas apresentam um ligeiro entalhe a meio do ápice. Como mais seguramente se concluirá depois de ver a 3ª das fotos, é imprescindível uma grande atenção à densa mancha das ervas para desvendar estas pérolas. Trata-se duma herbácea anual da Família das Geraniaceae que surge à beira dos caminhos e nos campos abandonados mas ricos em nutrientes.   


Caules ramificados com 10 a 40 cm de comprimento. Folhas simples, opostas, de pecíolos longos, orbiculares, profundamente recortadas em 5 a 7 segmentos que por sua vez são também recortados.


O fruto é uma cápsula. 

Depois de dois dias excepcionais de sol em que já pude observar no quintal as primeiras flores  da amendoeira, voltou o tempo de chuva e adiada fica a plantação das primeiras batatas. Mas a primavera já anda perto. Apesar das chuvas a temperatura ambiente é relativamente amena. E os gomos vão surgindo em algumas outras árvores e arbustos. Uma promessa consistente. 

Fotos do final de Março de 2013, na Ribeira, no limite dos campos da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário