quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ARACHIS REPENS (AMENDOIM FORRAGEIRO, MANÍ FORRAJERO PERENNE, YELLOW PEANUT PLANT, ARACHIDE FOURRAGÈRE)


O amendoim forrageiro é uma herbácea leguminosa perene, originária do Brasil (Família das fabaceae), cultivável em climas tropicais e subtropicais húmidos e usada na alimentação do gado, como preventiva da erosão dos solos, planta de cobertura ou decorativa. Apresenta uma notável capacidade para fixar o azoto e daí também ser usado como adubo verde.  As flores em amarelo vivo são características das papilionaceae, de cálice bilabiado e cinco pétalas: estandarte totalmente em amarelo, duas asas e quilha amarelas, envolvidas por 5 brácteas. A quilha é composta por duas pétalas unidas que guardam os estames e o estilete. Na foto seguinte e na última é bem visível o hipanto, tubo estreito bastante desenvolvido (mede entre 3,5 a 11 cm de altura) que termina na parte inferior do cálice e o coloca acima do nível superior da folhagem. Em todo o caso o amendoim é auto-polinizável. 


Esta planta (não confundir com o Arachis hypogaea, amendoim cultivado usado na alimentação humana em grão torrado ou em manteiga)  espalha-se horizontalmente por meio de estolhos ou estolões ramificados, podendo atingir 1,50 m de comprimento, enraízando nos nós. Rapidamente alcança uma folhagem densa que protege o solo de ervas daninhas. 


As folhas em verde mais escuro na página superior, são compostas por quatro folíolos ovalados com uma nervura central evidente.


As raízes mergulham fundo no solo. 

A a. repens raramente produz sementes. Em contrapartida investe mais na produção de flores e por isso é preferida como planta decorativa. Já a a. pintoi muito parecida àquela, dá sementes de difícil recolha mas é usada como cultura forrageira. Uma e outra têm boa resistência ás secas e toleram mal as geadas. As designações mencionadas no título em português e em castelhano, são mais adequadas à variedade forrageira e não encontrei designação em português para a a. repens.

O fruto é uma vagem de uma semente. 


Fotos-gentileza JM, 2013, no sudeste asiático.Bjnhs.

3 comentários:

  1. Boa noite Sr Vitor, faz ideia se ca em Portugal é possível arranjar esta planta?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Senhora Cláudia Ribeiro, não creio que as sementes de arachis repens estejam disponíveis em Portugal. Já as sementes do amendoim comestível (Arachis hypogaea), ainda que muito caras, podem ser encontradas por exemplo em http://www.jardimdaceleste.com/index.php?dispatch=products.view&product_id=1389. Advirto que nunca tive contactos com este endereço e, por isso, nada posso dizer sobre a idoneidade dos vendedores. Volte sempre. Cumprimentos.

    ResponderEliminar