sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

HARDENBERGIA VIOLACIA "ALBA" (HARDENBERGIA, FALSE SARSAPARILLA)


Comprimento de onda e intensidade da luz são factores decisivos no processo de transformação de energia operado pela fotossíntese. Pigmentos fotossintéticos existentes na folha são capazes de captar a energia solar e canalizá-la para energia química. Outros factores igualmente importantes são a temperatura, a água e a morfologia da folha. Até certo limiar, a velocidade da fotossíntese na maioria das plantas aumenta em ambientes mais quentes. Olhando para as matas próximas de pinhal e mato damos conta de que as espécies melhor adaptadas ao clima de inverno são as coníferas com as suas folhas longas e estreitas em forma de agulhas  e os tojos de folhas verdes e rígidas terminadas em ponta aguçada em forma de espinho.


Podemos mimar algumas plantas oferecendo-lhes um ambiente de interior e ainda assim as florações de inverno são a excepção.


 Espantoso é que um arbusto de folha persistente da Família das Fabaceae,  planta de exterior, para mais originária da Austrália, eleja para florir uma quadra sensivelmente a meio do inverno, de céu carregado, fria e por demais molhada, persistindo até à produção de sementes viáveis que lhe asseguram a reprodução. Muito a propósito, as folhas são rijas e estreitas, simples, ovais lanceoladas, de cor verde escura com nervura acentuada. Claro que tudo tem um limite de resistência que para esta planta andará em torno dos -5º  e - 6º C e daí que se deva escolher para a implantação uma zona protegida.


Manifestamente, a beleza das flores da  hardenbergia, de 4 pétalas, normalmente em tons de rosa a púrpura e mais raramente em branco como as das fotos (notar o toque amarelado da pétala estandarte) têm um valor absoluto, por mais luminosa e amena que fosse a época do ano do seu despontar. Valem-lhe as notáveis capacidades de armazenamento de energia operadas em épocas de abundância de luz e de transformação dessas reservas em açúcares simples que "sabe" dosear adequadamente. 
Mas para quem, com abertura, souber demorar o olhar nestas plantas e por elas se alegre, acabará tocado por uma reserva de luz e calor nada desprezível no inverno que a hardenbergia  guarda  por excesso, deferência à atenção.   

Fotos de fevereiro, em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário