segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PANICUM REPENS, CYNODON DACTYLON (ESCALRACHO)


Sob o nome genérico de escalracho, incluem-se diversas variedades, todas infestantes, que são verdadeiramente nefastas e, uma vez estabelecidas, quase impossíveis de erradicar.


O Cynodon Dactylon (Capim ou grama das Bermudas) é menos abundante no quintal. Mesmo assim, ainda não consegui eliminá-lo por inteiro. Situa-se junto ao murinho sul da eira, fixado debaixo do chão cimentado. No foto, caules com mais de 1 metro de comprimento saindo de uma racha.


Os rizomas são mais inteiriços e de maior secção do que os do panicum repens. Aparentemente destacam-se melhor do solo.


Verdadeira praga é essa do panicum repens (Erva Torpedo). Tratam-se de plantas rizomadas que em terras de areia, como o quintal, atingem os 80 cm de profundidade. Quando os puxamos, facilmente partem para ressurgirem viçosos pouco tempo depois, sobretudo se forem beneficiados com humidade. Por isso tenho de cavar mais fundo com a enxada de pontas.


Actualmente o campo mostra-se cheio de crateras...onde antes afloraram os caules e rizomas que recolhi e juntei para queimar. Mesmo no círculo das fogueiras que tenho feito é preciso recolher todos os pedacinhos não ardidos, pois por mais insignificantes voltam a pegar e em breve se tornam numa vigorosa planta. Deixo as crateras abertas pois se sobrou algum pedaço de rizoma enterrado ele acaba por se denunciar.   Uma luta sem fim!

Aqui num monte rizomas a secar, esperando-se a melhor altura após as chuvas para os queimar.

1 comentário: