segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONSOLIDA AJACIS (ESPORAS-DE-JARDIM, ESPORAS BRAVAS)


As crianças de agora ainda guardam pétalas de flores entre as folhas dos livros? Os amores-perfeitos, por exemplo, tinham geral aceitação pois as suas pétalas são de tamanho adequado e de muito variadas cores e composições de cores.


Já com as flores das Esporas-Bravas, abundantes entre maio e julho, se faziam coroas de flores que também se guardavam nos livros. Os esporões que formam o receptáculo e a forma deste,  facilitam a ligação entre si das flores que pelo seu encurvamento natural acabam formando um círculo fechado.


Esta é também uma planta ornamental dos jardins mas muito comum nos terrenos em descanso, nas proximidades de terrenos de cultivo e jardins ou por entre os restolhos de palha das searas. As flores são azuis e por vezes, brancas ou rosadas. A pétala superior forma o tal esporão com cerca de 12 a 20 mm.


Os zangões são visitantes assíduos destas flores com vantagens mútuas devido a serem portadores de uma língua muito comprida com que mais facilmente alcançam o néctar.


Convém, no entanto, ter presente que toda esta simpática planta tem compostos tóxicos, sobretudo nas sementes que podem envenenar pessoas e podem inclusivamente prejudicar a saúde do gado.

3 comentários:

  1. Depois de tanto"jardim", a"telha" impele-me a dizer que o que mais me impressiona nas flores (tal como nos pássaros, borboletas e peixes),é a exuberante harmonia e beleza estética; a soberana expressão de cores vivas e tons,constatada pela natureza. São vibrantes e alegres!

    ResponderEliminar
  2. Sou grande apreciadora desta planta que me oferece uma aprazível visão duradoura, durante muito tempo ,no Verão. Guardo as sementes e deito-as à terra no final do Inverno.Quando chega a Primavera
    tenho a alegria de ver as grandes hastes floridas:azul arroxeado e rosa ,chamando os zângãos para a tarefa da polinização.

    ResponderEliminar