quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CONYZA BONARIENSIS (AVOADINHA, AVOADINHA-PELUDA)


Nesta altura em que as culturas hortícolas abrandam não faltam ervas daninhas na horta. Aliás este tempo de chuvas, luz e temperaturas altas para a época, é propício à germinação dos invisíveis larguíssimos milhões de sementes na horta, que os bandos de pássaros entre as ervas denunciam.


A avoadinha ou avoadinha-peluda manifesta-se entre Abril e Novembro. Esta é a época da germinação. Não uso herbicidas para a erradicação destas ou outras ervas. Mas é quase impossível arrancar a planta por inteiro dado o seu sistema de raízes estar muito desenvolvido o que explicará a sua excepcional resistência. Por isso o uso de uma enxadinha é aconselhável. O ideal é evitar que a planta produza sementes. Juntar as daninhas para as queimar na época permitida para fogueiras também é razoável.


Em Portugal foi acusada resistência desta planta aos químicos usados no seu combate. E o que é grave, essa capacidade da planta torna-se hereditária.  A avoadinha reproduz-se por sementes e cada planta produz entre 2.000 e 230.000 sementes! A luz é essencial para a germinação das sementes. Daí que as sementes enterradas a mais de  6 centímetros não germinem. Ver Boletim Técnico de Recursos Biológicos, E.P., 09, Maio de 2011. 

Sem comentários:

Enviar um comentário