sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GALINSOGA PARVIFLORA (ERVA -DA-MODA)


Nesta altura é a mais abundante de entre as ervas daninhas em floração no quintal. Até são bonitas, com as suas cinco lígulas brancas de cerca de 1mm por 1 mm e as flores do disco em amarelo. É uma planta invasiva, mais comum nos terrenos que estiveram cultivados na última estação onde sobra algum estrume e adubo e que foram regados. Duram cerca de mês e meio.


Estas plantas arrancam-se muito bem á mão. Ontem andei a arrancá-las à enxada para não ter de me curvar tanto. Custumava deixá-las na terra à espera que secassem. Mas como só nos lembramos de as arrancar quando em floração, de futuro terei de as guardar num saco de plástico preto até as sementes perderem a capacidade reprodutiva ou  terei de as juntar para queima, como ainda ontem fiz ao escalrracho. Obviamente, é melhor erradicar as ervas daninhas antes de florirem.


Esta erva-da-moda com a ajuda do vento e da humidade espalha-se por tudo quanto é sítio e tem um poder de sobrevivência admirável. Andei há dias a arrancá-las do jardim e deixei algumas no caminho de acesso. Pois mesmo arrancadas e bem pisadas, mantêm-se vivas e, por tropismo, após jogadas ao chão erguem-se agora sobre a primeira metade do caule e raízes, com as flores a apontar o céu à espera de vingarem para se reproduzirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário