sábado, 19 de novembro de 2011

AMARANTHUS HYBRIDUS (AMARANTO, BREDO, BELDRO)


Esta é também uma dispensável presença na horta. Este ano queimei algumas mas isso nenhuma expressão terá, estou certo, na quantidade de plantas que no próximo ano regressarão por certo. Como se vê, cada uma dá uma quantidade incrível de sementes.


Arrancam-se bem á mão, excepto quando começam a desvanecer. Geralmente não estão sós. Onde há uma,  há dúzias. A sua presença indica que naquela área o solo é fértil e com grande quantidade de matéria orgânica.


Como é natural, há muitíssimas variedades de amarantos. Eles  começaram a surgir há anos no jardim e na variedade "gangeticus", trazidos pelos pássaros ou pelo vento. Desconhecendo os inconvenientes da planta e agradados pelas bonitas flores, recebemo-las o melhor possível. Entretanto alguém mais avisado nos preveniu do potencial perigo de invasão. A princípio nem queria acreditar. Mas quando vi como se multiplicavam de ano para ano não obstante a "caça" que passámos a fazer-lhe, soube como era difícil erradicá-las. Por vezes  ainda nasce uma dessas plantas no jardim ou nas imediações. Mas como já as identificamos facilmente, logo as arrancamos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma das plantas considerada como super alimento. As folhas, ramos e raizes,podem ser consumidas como refogados. As sementes é um alimento muito rico em vitaminas e está sendo lagramente utilizado (em pó) como complento alimentar, misturado em "vitaminas". O sabor é quase neutro e tem uma textura muito agradável. Era largamente cultivada nas culturas pré-colombianas e considerada "alimento dos deuses". No entanto, a variedade hybridus, como a mostrada, podem hospedar nematóides.

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Obrigado pela visita e pelo comentário que acho muito curioso e que desconhecia. Volte sempre!

    ResponderEliminar