domingo, 27 de novembro de 2011

BALLOTA NIGRA (BALOTA, MARROIO NEGRO, ERVA-DOS-PAVIOS, ERVA-DAS-LAMPARINAS)


Gostaria de conhecer mais de toda a flora do quintal, cultivada ou não. Tendo em conta a época do ano que é bem menos exigente em trabalhos de horta e jardim, também me ocupo com as infestantes embora nem sempre sejam aquelas plantas mais vistosas para trazer aqui ao convívio com os leitores. De modo que, uma vez por outra, seja-me permitido trazê-las à colação.
Hoje trago aqui uma planta bem discreta por se circunscrever a uma zona bem delimitada do quintal embora cada exemplar possa ali atingir cerca de um metro a um metro e trinta de altura. Tem as suas semelhanças com a  MENTHA SPICATA (hortelã verde),  e com o MARRUBIUM VULGARE (marroio branco, erva virgem, marroio vulgar - uma espécie semelhante à hortelã brava) especialmente as folhas. Mas bem se diferencia da primeira desde logo por não ser perfumada. 


A flor do marroio negro bastante ampliada. Mas onde cresce o marroio espontâneamente não deverá crescer bem a hortelã, que são da mesma família? Em breve terei a resposta.
Diferentemente, a hortelã verde (em cima) é aromatizada e usada quer na culinária (nas festas de casamento de outros tempos, a canja vinha acompanhada de um raminho de hortelã) quer como planta medicinal. Quem não tomou ou toma aqueles chás de hortelã que acalmam o estômago?

Este marroio negro aparece todos os anos no quintal num certo local sombrio. Há outros locais sombrios mas, felizmente, o marroio é conservador: mantem-se por ali. Por mais que se movimente a terra ele persiste. A flor surge entre março e outubro. 


Caule de marroio negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário