terça-feira, 8 de novembro de 2011

LUPINUS LUPEUS (TREMOCILHA)


Com as primeiras chuvas de outono que tanto demoraram a chegar, começam a brotar as plantinhas de tremocilha oriundas das sementes caídas espontâneamente ao solo, fruto das culturas dos anos anteriores.
Estas fotografias são da sementeira do ano passado.


Este ano recolhi mais sementes para as lançar noutra parte da horta. Mas só as pude semear no sábado passado quando gostaria de as ter semeado ainda em Outubro. Usei uma parte da terra ocupada este ano com a plantação da batata. Sonhara fazer uma sementeira mais extensa. Porém não quis passar a fresa sem antes arrancar e queimar o máximo que pude de más ervas que infestam a terra. De outro modo a fresa ao passar, corta-as e enterra-as de novo. Estaria fazendo uma nova (multiplicada) plantação. Entretanto bandos de estorninhos assaltam a sementeira desde manhã cedo procurando as sementes destapadas. Alguma há-de escapar.

2 comentários:

  1. Esta é uma planta fertilizante do solo.
    Recordo os dias passados a arrancá-las e a colocá-las no fundo dos regos. Depois quando passavam com a charrua ficava tudo tapado e a transformar-se em húmus.

    ResponderEliminar
  2. boas.o meu objectivo é semear agora e com as próprias sementes que as plantas vao criar ,ter nova sementeira no próximo outono,qual a melhor altura e alfaia para esta finalidade? obrigado

    ResponderEliminar