domingo, 20 de novembro de 2011

LIMOEIRO E PROPAGAÇÃO POR SEMENTES


Abri ontem um limão. De especial, a germinação das sementes no interior do fruto. Teoricamente, nestas naturais condições as sementes poderiam vir a resolver-se em limoeiros viáveis. Parece-me que na prática isso não aconteceria com um único limão tombado no solo.

Aqui o seu interior mais de perto. É mais difícil a propagação do limoeiro por sementes (propagação sexuada) pois, fora os casos exclusivamente naturais, implica hoje em dia vários actos técnicos na sua preparação: lavagem, limpeza da película que envolve a semente, nova lavagem, secagem e armazenamento. Seguidamente ainda são sujeitas a técnicas laboratoriais para obter a maior percentagem de germinação.
Porém, quem quiser experimentar poderá resumir o processo à recolha, lavagem,  retirada da película envolvente, secagem à sombra sobre papel de jornal. Seguidamente coloca 2 a 3 sementes ou 1 apenas se for grande à profundidade do triplo do seu tamanho, num saco de plástico preto com terra vegetal, um furinho no fundo para escoamento da água e com uma pequena camada de areia no topo. Quando aparecerem as raízes no fundo do saco poderá pensar num local definitivo para a muda.

A propagação por sementes é também aquela que permite obter novas variedades, distintas da árvore mãe e distintas entre si, pela segregação e recombinação genéticas. E é usada ainda pelos viveiristas para obter porta-enxertos ou cavalos. Porém, só a propagação por enxertia (propagação assexuada) garante a manutenção das características da matriz o que não sucede com a propagação por sementes. Além disso é mais rápida que a propagação por sementes, e mais curto o período improdutivo.
Nota: nesta semana em dia enxuto, darei uma segunda volta de calda bordalesa aos citrinos e fruteiras em geral. Humidade e tempo frio que se avizinha torna esta intervenção indispensável.

3 comentários:

  1. Aqui no meu jardim tenho uma laranjeira que dá muitos frutos e como não são todos colhidos muitos caem e nascem centenas de laranjeiras.
    Os frutos são muito doces. Já tenho outras laranjeiras, filhas daquela a dar frutos ainda mais saborosos e grandes.
    O único contra destas árvores é que têm muitos bicos que são muito perigosos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostei muito de ler o seu artigo. Já agora, há maneira de um limoeiro bravio dar frutos? Deixei “morrer” um limoeiro com muito valor sentimental, que está a dar rebentos abaixo do enxerto (bravio), e gostava de ter limões desta planta, mas não sei como.

    ResponderEliminar