sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SCELIPHRON SPIRIFEX (VESPA-OLEIRA, BLACK YELLOW MUD DAUBER, PÉLOPÉE TOURNEUR, PICAPEDRERO, AVISPA ALFARERA)


Vespa solitária da Família Sphecidae, grande construtora de ninhos de argila e predadora de aracnídeos de várias espécies, não é visita que se deixe ver frequentemente no jardim e quintal. A fêmea escolhe um lugar sombrio para a edificação do ninho de uma ou mais células. Aí irá pôr um ovo por célula sobre as presas paralisadas mas vivas que previamente capturou. Seguidamente o ninho é selado com lama. Quando os ovos eclodem as larvas podem alimentar-se das prisioneiras que devoram. Hão-de metamorfosear em ninfas. O insecto perfeito rompe finalmente o ninho. Chega a haver três gerações por ano.


Antenas negras. O tórax é completamente negro-baço. Surpreendente o pecíolo do abdómen, tubo longo e fino de aspecto frágil, de cor totalmente amarela.  


Asas claras e transparentes. Patas longas, sobretudo as posteriores, negras com bandas em amarelo.


Não obstante o aspecto, é um insecto inofensivo que apenas poderá picar se o molestarem.
As fotos foram tiradas de manhã muito cedo, com a temperatura ainda fresca da madrugada e quando o animal se encontrava relativamente pouco activo. 

Fotos do início da semana, no jardim.

2 comentários:

  1. Adorei! Encontrei agora uma a fazer o ninho...atrás do meu quadro de cortiça! Olhando para ela nem via bem as listas amarelas, parecia um corpo separado em dois. Parabéns pelas fotos e pelo artigo!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso! A sua descrição é impecável. Continue o bom trabalho

    ResponderEliminar