quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CHAMAESYCE (PROSTRATE SPURGE, EUPHORBIA PROSTRATA)


As pequenas flores brancas e levemente esverdeadas chamam a atenção. Mas, contra o que vai sendo habitual, reconheço facilmente a planta pelos caules e folhas pois estou habituado a vê-la entre o início do verão e início do outono no quintal e mesmo no jardim entre o relvado onde surjam pequenas clareiras. Já não associaria as flores com a planta.



Aqui, reconhecer não vale o mesmo que conhecer pelo nome. Bom pretexto para tentar ir mais longe com recurso às fontes habituais, escritas em papel ou na internet. 


É uma planta rasteira, de folhas de forma elíptica, opostas. Selvagem, produz grandes quantidades de sementes e pode mesmo alcançar três gerações numa estação, mas não tão abundante que requeira cuidados especiais de contenção. Suporta bem as secas mas, felizmente, os frios do inverno são o seu mais efectivo controlador. Pertence à Família das Euphorbiaceae.


Os caules irradiam de um nó central e os menos jovens ganham uma tonalidade vermelho-acastanhada que também está presente numa mancha longitudinal mais nítida nas folhas de alguns exemplares (C. maculata? - ver sobre o lado esquerdo das duas primeiras fotos). As sementes servem de alimento aos pássaros que assim também as disseminam.

As fotos são de 19 de Junho de 2014, no Quintal da Môca, no coração da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário