Fora do pico das cheias e enquanto o solo se mantiver fresco à superfície, a Várzea oferece-nos vários tipos de boragináceas. Dentro da família das echiums as mais comuns são as E. vulgare e a E. plantaginum embora aquela seja mais facilmente encontrada em sítios um pouco mais elevados e enxutos.
Estas duas espécies podem ser facilmente confundidas. A diferença mais significativa está no porte de uma e outra: ambas erectas, porém a plantagineum mais ramificada e as folhas da base ovais enquanto a vulgare tem claramente menos ramificações e as folhas basais são longas e estreitas.
Nas fotos podem ver-se em destaque 5 estames de tamanho desigual. Relevo também para a flor em botão. A corola é glabra no exterior com excepção dos bordos onde se podem encontrar alguns pêlos.
Não é nada fácil a adaptação das plantas selvagens aos ambientes dos jardins. É mais fácil visitá-las no seu ambiente natural. Mas, para quem quiser ter uma echium de belo efeito no jardim e seguramente domesticada, sugiro a E. fastuosum.
Fotos de Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário