domingo, 17 de agosto de 2014

ECHIUM PLANTAGINEUM (CHUPA-MEL, PATERSON,S CURSE, VIPÉRINE FAUX-PLATAIN, BUGLOSA, VIPERINA PIANTAGINEA)


Fora do pico das cheias e enquanto o solo se mantiver fresco à superfície, a Várzea oferece-nos vários tipos de boragináceas. Dentro da família das echiums as mais comuns são as E. vulgare e a E. plantaginum embora aquela seja mais facilmente encontrada em sítios um pouco mais elevados e enxutos. 


Estas duas espécies podem ser facilmente confundidas. A diferença mais significativa está no porte de uma e outra: ambas erectas, porém a plantagineum mais ramificada e as folhas da base ovais enquanto a vulgare  tem claramente menos ramificações e as folhas basais são longas e estreitas.


Nas fotos podem ver-se em destaque 5 estames de tamanho desigual. Relevo também para a flor em botão. A corola é glabra no exterior com excepção dos bordos onde se podem encontrar alguns pêlos.


Não é nada fácil a adaptação das plantas selvagens aos ambientes dos jardins. É mais fácil visitá-las no seu ambiente natural. Mas, para quem quiser ter uma echium de belo efeito no jardim e seguramente domesticada, sugiro a E. fastuosum.  

Fotos de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário