sábado, 2 de agosto de 2014

PARTHENOCISSUS QUINQUEFOLIA (TREPADEIRA-da-VIRGÍNIA em flor, VIRGINIA CREEPER, VIGNE VIERGE, PARRA VIRGEN, VITE del CANADÀ comune)

 

Arbusto trepador (liana) da Família das vitaceae, robusto, de manutenção fácil e resistente ás geadas, decorativo pela forma e disposição das folhas que no outono se tornam avermelhadas e pelos  frutos. As flores organizadas em inflorescências são de pequeno tamanho e posicionam-se discretamente pelo meio da folhagem.  


Folhas de pecíolos longos, compostas de 5 folíolos que partem de um mesmo ponto. Inicialmente são em verde claro depois em verde escuro e margem dentada. É notável pelo modo seguro como adere a um suporte seja vegetal, parede ou muro, usando uma espécie de ventosa no termo das gavinhas. 


Ainda que aparentemente insignificantes, vale a pena observar as flores mais de perto. As inflorescências nascem do caule em oposição às folhas. As flores são discretas, muito pequenas e dispõem-se em cachos.


Cada flor mede cerca de 6 mm e apresenta 5 pétalas livres, branco-esverdeadas, 5 estames e ovário cónico superior. Os pedicelos são avermelhados. As pétalas dobram-se para trás expondo as anteras e facilitando o trabalho dos insectos polinizadores, nomeadamente as abelhas. 


Os frutos são pequenas bagas em azul escuro evoluindo até ao negro e não devem ser ingeridas por mamíferos por serem tóxicas. Já os pássaros podem preferi-los sem problemas.

Fotos de 31 de Julho e 1 de Agosto de 2014, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário