segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LAGERSTROEMIA INDICA (LAGERESTROÉMIA, CRAPE MYRTLE, LILAS des INDES, ÁRBOL de JÚPITER, LAGERSTROEMIA)


De floração estival tardia fui mais uma vez surpreendido pelo esplendor dos rácemos terminais da lagerestroémia em Agosto. Está visto que não teme o calor. 
Para ver as flores mais de perto puxei um ramo alto. Tão desastradamente o fiz que esgalhou. Consolemo-nos com ver alguns detalhes das flores. 


Seis magníficas pétalas livres em tons de rosa-purpúrea de margens ondeadas. Na foto, os estames. Os saquinhos ovados  em amarelo dourado, já muito abertos contendo o pólen, são as anteras.


Estames. Os pequenos tubos em amarelo claro que no topo se ligam às anteras são filetes. Também são filetes os tubos encurvados postos lateralmente e bastante mais longos que os primeiros, de cor avermelhada. 


A não confundir com a haste no plano superior esquerdo da foto (sem antera, pois claro), também recurvada, de cor avermelhada desde a base mas tornando-se verde-claro na parte mais elevada e finalmente escura e que são o estilete e o estigma. Aqui hão-de germinar os pequenos grãos de pólen que lançarão como que uma espécie de raízes ao longo do tubo do estilete até alcançar o ovário. 


Pousando sobre o ovário de cor esverdeada, a abelha iniciando o dia de hoje na recolha de substâncias açucaradas.

Fotos de ontem pelas 19 horas e de hoje entre as 8 e 8H30 (céu muito nublado), no jardim.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico muito feliz pelo comentário. Antes, em 17/08/2012, seleccionei outras fotos de Lagerst. que também publiquei aqui, obtidas noutra peregrinação que fizemos conduzidos pela mais querida, doce e paciente de quantas cicerones há. Talvez seja bom de as rever agora para situar as imagens com flores de hoje nas pequenas árvores e arbustos que as produzem. Beijinhos, p. rus.

      Eliminar