segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SORBUS LATIFOLIA (MOSTAJEIRO-de-folhas-largas, TREE of FONTAINEBLEAU, ALISIER de FONTAINEBLEAU)


Em Maio, regressados da Guarda, trouxemos aqui imagens de um sorbus em jardim público. Estas árvores, de folha composta, estavam então em flor: tratava-se da S. aucuparia. Hoje, também da Beira mas da ainda mais interior, voltamos com imagens de sorbus, agora de folha simples: o S. latifolia. 


Trata-se de uma árvore muito rústica, pouco exigente, muito decorativa aquando do outono e verdadeiramente emblemática da Beira Interior. Com excepção de algumas zonas de Trás-os-Montes é uma árvore muito difícil de encontrar fora deste meio-ambiente. Neste caso, ainda de porte arbustivo, foi fotografada nos finais de Julho pelos 700 m de altitude, na aldeia situada no concelho do Sabugal.


Como se vê os frutos ainda verdes semelhantes a pequenas maçãs eram abundantes. No outono ficarão maduros. Nessa altura estarão de cor amarelada, vermelha ou alaranjada e terão um sabor acidulado. Uma advertência bastante para evitar abusos na ingestão que, de outro modo, poderia ter consequências graves para a saúde especialmente das crianças. 


Perto estão as margens do rio Noémi com as frescas veigas onde podemos encontrar a cerejeira, a macieira ou a pereira, cujos frutos são magníficos e que podemos comer sem restrições. Mas os  mostajeiros parece preferirem a companhia do carvalho-negral, a carrasqueira, as giestas-negrais e os castanheiros e pinheiros-bravos. Umas e outras lançaram raízes fundas na nossa identidade. Mas porque será então que, de entre todas, continuemos a associar a mais improvável com o mais fundo da nossa identidade? 

4 comentários:

  1. Gosto muito do nome desta árvore..soa a mágico e relembra-me as tardes de Verão muito quente com cheiro a pó da minha infância!..

    ResponderEliminar
  2. Nostalgia? Talvez possamos ir mais longe pensando em como árvores e pessoas compartilham o mesmo mundo. Só por vício reiterado de linguagem reservamos para o mundo vegetal atributos puramente passivos. Tudo fragmentamos para melhor compreender. O preço?: a perda de perspectiva. Cedo ou tarde, porém, uma melhor compreensão irá impor-se. Eppur si muove!

    ResponderEliminar
  3. Continue, por favor a dar noticias dessa flora :-)

    ResponderEliminar
  4. Continue, por favor a dar noticias dessa flora :-)

    ResponderEliminar