terça-feira, 3 de junho de 2014

PHORMIUM TENAX (LINHO-da-NOVA-ZELÂNDIA verde, NEW ZEALAND FLAX, LIN de NOUVELLE ZÉLANDE vert, LINO de NUEVA ZELANDA variegado, LINO della NUOVA ZELANDA)


Esta planta muito exótica veio para o quintal há cerca de 4 anos e rapidamente se adaptou alargando a touceira da base. A primeira vez que floriu foi em 2013. Tem hoje um pouco mais de 1,80 m de altura. 


Como se pode ver na foto, as 2 hastes florais (pedúnculos) crescem, sem folhas, desde o rizoma subterrâneo até acima do ápice da folhagem. O tom castanho-avermelhado contrasta com o verde das folhas. 


Planta perene, acaule, rizomatosa. As folhas verdes, de forma linear, consistência dura e venação paralela são marcadas por longas e finas estrias. Como a ráfia, são fonte de fibras usadas para tecer ou simplesmente para atar. Mas, hoje em dia, têm sobretudo valor ornamental.


Na parte superior a haste floral abre em raminhos de 4 inflorescências. Em cada ramo, uma longa bráctea protege o conjunto das flores. À medida que vai abrindo, solta os botões florais organizados em panículas castanho-avermelhadas e amarelas. 


Cálix e corola estão envoltos num tubo levemente curvado. Os estames em número de 6 são mais longos do que as tépalas.

Multiplicação por divisão da touceira.

Fotos de finais de Maio de 2014 excepto a última que é de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário