quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TAMARIX (TAMARIZ, TAMARGUEIRA)


Voltando ao tema dos grandes arbustos, por vezes árvores, que se adaptam bem aos solos de areia da faixa litoral, suportando ventos e salinidade a rodos, sempre presentes ao longo do canal da Barra dos nossos passeios de verão, há que destacar o tamariz.

É outro arbusto de folha persistente. As flores surgem na primavera e verão e agrupam-se em cachos de pétalas brancas ou rosadas. O lançamento dos ramos, muito flexíveis e a escassa folhagem, estão particularmente adaptados às zonas ventosas.


Uma variedade de tamarix, a ramosissima "Pink Cascade", de crescimento rápido, pode ser cultivada em jardins onde requer humidade nas raízes. Aí pode funcionar como barreira contra o vento. Neste caso as flores surgem mais para o fim do verão. Multiplica-se quer por semente, quer por estaca. Esta altura é ainda adequada para tentar que peguem ramos semi-lenhosos. Para semear, escolher a primavera. Cobrir levemente as sementes.

Fotos de Agosto de 2012, na Praia da Barra, Ílhavo.

1 comentário:

  1. Boa tarde, Me chamo João moro em Brasilia e gostaria muito de saber onde encontra cementes de TAMARIX ou a muda da arvore. por favor caso saiba me informe por email: jonhsobrado1@gmail.com ou tel 061-82394005, desde já agradeço.

    ResponderEliminar