sábado, 25 de agosto de 2012

COTONEASTER HORIZONTALIS (COTONEÁSTER HORIZONTAL)


Do pé saiem em arco os ramos principais que se cobrem de outros mais pequenos projectados em espinha para os lados. Na primavera os ramos cobrem-se de botões de flores cor de rosa escuro ou em vermelho. Uma atracção para as abelhas e borboletas.
 
 
No final do verão cada flor vai dar uma baga vermelha que poderá permanecer até ao final do inverno. No entanto à medida que a luz solar for diminuindo a cor tornar-se-á mais pálida ou passa mesmo ao amarelo.
 
 
È um excelente tapa-solo e cobre-paredes. Quando as últimas bagas tiverem caído evidenciar-se-á o esqueleto da planta organizado como as espinhas no peixe. Já aqui publiquei imagens do nosso cotoneáster que não apresenta estes lançamentos horizontais nem os ramos são tão lenhosos e a flor é cor de rosa. Fiquei entusiasmado com esta variedade que encontrei em Coimbra, em espaço público (adquirido a particulares no âmbito de processo de loteamento) e surpreendentemente muito bem cuidado e acolhedor. Notável! Fica na minha lista de aquisições se não for caro. Mas, atenção: folhas e frutos são tóxicos! As fotos são do passado dia 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário