sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LAGERSTROEMIA (LAGERESTROÉMIA, Extremosa, Flor-de-merenda, Suspiro)


Em cor de rosa, vermelho, malva, púrpura ou branco, a flor das lagerestroémias é muitíssimo vistosa e delicada. Da família das lythraceae, não é muito comum encontrá-las nos jardins privados ou públicos. E é pena pois é impossível ficar indiferente a tão vistosa floração. A nossa lagerestroémia foi mais uma das incontáveis gentilezas do nosso primo e especial amigo António M.


As fotos de flores de hoje, no entanto, foram tiradas há menos de uma semana numa das principais ruas da vila do Sardoal. Como se vê, estão no auge. A nossa, ainda apenas com cerca de dois metros de altura, floriu mais cedo e sem abundância. Mas é ainda demasiado jovem para mostrar tudo o que vale.


Oriunda da China é planta de folha caduca e pode atingir os 5 a 7 metros de altura, mas há também, de entre os vários híbridos, espécies anãs a cultivar como arbustos. Suporta mal as grandes geadas sobretudo nos primeiros 5 anos. Convém empalhar o solo em torno do tronco, durante todo o inverno. Cortar sempre os rebentos-ladrões na base do tronco a que é muito atreita. Gostam da exposição ao sol pleno, boas regas estivais e de estarem abrigadas do vento. 

Na foto acima, tirada em Julho passado, no jardim, vê-se o tronco donde se desprende a casca velha. À primeira vista até podem parecem as manchas do tronco do plátano ou do eucalipto. A folhagem é também muito agradável à vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário