quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BRACHYCHITON POPULNEUS (BRAQUIQUITO)



Não sendo espectacular como a brachychiton acerifolius publicada imediatamente antes desta, ainda assim a brachychiton populneus, também oriunda da Austrália, é suficientemente exótica em flores e frutos para merecer o destaque devido.


As flores assemelham-se ás da B. acerifolius quanto á forma campanulada das corolas mas são bem diferentes na cor que não contrasta com a restante parte aérea. Daí que ao longe mal demos por elas. Mas vale bem a pena demorarmo-nos um pouco apreciando de perto uma flor tão invulgar em forma de sino. A sua cor base é creme ou verde muito pálido e às vezes cor-de-rosa pálido, com pintinhas vermelhas ou roxas ou ainda cor-de-rosa, muito pálidos, no interior.

O braquiquito na fase de juventude é de crescimento relativamente lento ou moderado. Mas pode atingir os 20 metros. Oferece excelente sombra e na fase adulta são formidáveis escudos em relação ao vento. Esses aspectos e  sua notável resistência à seca e ao frio, estão a determinar a sua entrada em força nos espaços públicos de clima temperado, como árvore de parque e de rua. Em cima, o fruto parece uma barca. No interior as sementes postas sobre uma penugem.


As fotos são de Julho de 2012, na cidade de Abrantes e referem-se a árvores ainda jovens que o  município plantou em novos arruamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário