sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RUBUS "THORNLESS EVERGREEN", AMORA SEM ESPINHOS


A rubus da foto foi plantada em 16 de Janeiro de 2012, no quintal.  Já antes tinha plantado outros rubus mas nenhum "sem espinhos". Adquiri-a por curiosidade e por ser apreciador de pequenos frutos. Sei que estes arbustos são próprios de regiões mais frescas e temperadas do norte, centro e leste da Europa (os britânicos consideram esta espécie nativa de Inglaterra). Não admira que suportem bem o frio. Arrisquei. Afinal, no retalhista custou 7,50 euros. Aposta ganha: este arbusto não pára de me surpreender. Eis, no topo, o aspecto dele em Março.

Na primavera e com o tempo mais morno, cresceu desalmadamente e mostrou as notáveis qualidades de trepadeira. Tive que a amparar com canas altas. Não tardou a florir e a cobrir-se de frutos.

Os pássaros foram os primeiros a descobrir como são saborosas estas amoras negras. Tive então de a rodear de uma "saia" de malha fina. O arbusto tem agora um lançamento de uma haste que já ultrapassou três metros de altura! A continuar assim terei de levantar uma estrutura que suporte o crescimento na horizontal daqueles ramos.


Aqui na foto, algumas amoras maduras acabadas de colher. São enormes e suculentas. Doces, mas não no modo das amoras da silva brava que chegam a enjoativas. Estas, apresentam um toque subtil de acidez natural que as faz únicas para doçaria e tartes, enquanto a amora da silva é, quando conseguida, demasiado melada para meu gosto.
Se se mantiver a boa adaptação a estes solo e exposição ao sol não haverá dúvidas que, morangos à parte,  superam mirtilos, framboesas, groselhas, quer em volume de produção quer em qualidade dos frutos. Por isso, estou decidido a ampliar a plantação.  
Recomendo.

As duas últimas fotos são de Julho de 2012, no quintal. A segunda do início de Abril.

6 comentários:

  1. Boa tarde,

    Gostei dessa ideia! Pode dizer-me onde comprou essas plantas?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Encontra facilmente estas plantas em qualquer superfície de tipo médio dedicada ao comércio de plantas. As minhas foram adquiridas numa dessas casas denominada Plantavem, em Oiã. Aproveito para informar que este ano foi excelente na produção destes frutos. E, curiosamente, no ano passado não podei estes arbustos por ter informações contraditórias sobre o modo de a processar. Fiquei na expectativa de uma diminuição de produção. Mas afinal tive produção acrescentada!
    Claro que no início da floração cobri com rede por causa dos pássaros.
    Obrigado pela visita. Boas culturas. Volte sempre.
    Vítor.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Será q vc podia me enviar uma muda ou sementes. Nossa! Estou encantada! Ficaria muito grata se me ajudasse a adquirir. Já tenho até a estrutura para q ela possa crescer bem. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Sou do Brasil e queria saber se haveria a possibilidade de enviar sementes por carta. Grato desde já.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Acabei de descobrir este blog por acaso. Eu pretendia,pesquisar sobre a minha amoreira sem espinhos,e então vim aqui parar.
    Qual a minha surpresa au ler que o Senhor adquiriu a sua amoreira na terra onde nasci.( oiã )
    A minha planta é diferente na folhagem e as sua frutas são bastante ácidas,só são agradáveis quando estão quase a cair de maduras.
    Uma planta com dois anos produziu uns 5 kg de fruta.
    A poda ( não faço ) corto radicamente junto à terra as astes que deram fruto! Pois assim que ela começa a florir comecam a nascer novas astes,que essas serão as que produziram no próximo Ano. Parabens.

    ResponderEliminar
  6. Hoje vi á venda no horto do Campo grande, fiquei entusiasmada, não conhecia não comprei, agora sim quando lá voltar!

    ResponderEliminar