terça-feira, 21 de agosto de 2012

LUPINUS ALBUS (TREMOÇO)


Fui dando notícias da cultura dos lupinos que este ano inaugurei no quintal a título de curiosidade. Não eram grandes as minhas expectativas quanto a vir a obter tremoços de qualidade. Um amigo contara-me que a sua colheita não conseguira comprador no mercado por as sementes não terem alcançado o calibre mínimo para tal requerido. No entanto, dada a capacidade do tremoceiro para fixar azoto os resultados não seriam totalmente negativos.


Fiz a sementeira em 4 de Janeiro. Nessa altura desconhecia que fosse tão longo o ciclo de crescimento e maturação do fruto: a colheita teve lugar nos primeiros dias de Agosto ...


A sementeira (com semente comprada na cooperativa agrícola) foi feita em dois talhões. Um que tratei como cultura de sequeiro e outro que reguei a par com ervilhas e favas. Claro que este último deu plantas bem maiores e com mais sementes e de maior calibre. A colheita tem de ser feita com os frutos bem maduros (as sementes ficam soltas dentro das vagens e abanam ao mais ligeiro toque) e com luvas. Inicialmente, o tamanho das sementes in natura causou-me apreensão.
   
                                 

Mas, depois da cozedura e das primeiras mudas de água vi, com surpresa, que as sementes inchavam até atingirem o calibre das maiores existentes no mercado. Não lhes acrescentámos sal. Temos assim uma nova experiência conseguida. E os tremoços são, afinal, muito saborosos e com garantia de higiene. A continuar. Mas irei antecipar a sementeira para Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário