domingo, 12 de agosto de 2012

PLANTAS EM VELHOS MUROS (3)


Os fetos são plantas de raiz, caule e folhas (frondes). Mas sem flores. As folhas tenras acham-se enroladas sobre a página inferior que guarda os esporos a partir dos quais de fará a multiplicação. O principal modo de nutrição da planta é a fotossíntese. Os fetos evitam os ambientes com falta de água indispensável para o crescimento e para o transporte e encontro das células reprodutoras. O crescimento primário dá-se perto das extremidades de raízes e caule e resulta no alongamento da planta na vertical. Na foto o polypodium cambricum, conhecido por fentelho ou polipódio uma das 11.000 espécies actualmente existentes.


No canto superior direito os sedums. Usam as folhas como reservatórios de água. Suculentas da família das crassulaceae bem adaptados a ambientes extremos, toleram a falta de água. Só aqui, encontrámos várias espécies de sedums em muros. Os sedums são floríferos. Dão flores de cinco pétalas, muito bonitas e daí que se encontrem facilmente em jardins. São plantas muito mais exigentes que os fetos. Se olharmos com atenção vemos que os pontos de fixação dos sedums no muro são mais profundos e, com mais substrato (cor mais escura) do que os dos fetos, seus vizinhos do lado. 


É incrível como as sementes chegam a estas reentrâncias do plano vertical do muro e lá se mantêm até se fixarem. O sedum também se multiplica por separação dos gomos laterais e por estaquia de ramos e folhas. Para tanto é necessária muita luz e alguma água para a circulação dos nutrientes, o que geralmente a primavera traz consigo.

Fotos de Junho de 2012, em Janeiro de Cima, Fundão.

Sem comentários:

Enviar um comentário