domingo, 19 de agosto de 2012

CUCURBITA MAXIMA X MOSCHATA (ABÓBORA TURBANTE-TURCO)


Começámos nestes dias a colher estas estranhas pequenas abóboras do quintal. O primeiro contacto que com elas tivemos foi há cerca de trinta anos, no Alentejo, nas vendas à beira da estrada, regresso das férias no Algarve com as crianças. Estava longe de me tornar um cultivador destes curiosos híbridos que usamos apenas para decoração. No ano passado comprara em França sementes de novas variedades mas que não cheguei a semear porque a minha mulher se antecipou semeando variedades doutros anos e não quisemos aumentar ainda mais a área cultivada.

Na foto de cima uma flor feminina.


Estas plantas cuidam-se exactamente como as comuns abóboras. Terreno fértil, bem estrumado com adubo orgânico e regas frequentes. Este ano preenchi os espaços entre linhas (que devem ser bastante largos) com sementes de tremocilha cujas plantas muito beneficiaram com as regas.
Na foto de cima, uma flor masculina.


Em cima, algumas das pequenas abóboras colhidas este ano. Outras, mais avermelhadas e até já maiores do que estas, aguardam na terra a oportunidade da colheita. Voltaremos certamente com outros tamanhos, formas e cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário