quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MUEHLENBECKIA COMPLEXA (PLANTA-ARAME)


Pendente de alto muro voltado a norte e em larga extensão, chamou-me a atenção exactamente pela massa enorme que oferece.  Aproximei-me e deparei então com as florzinhas meio envergonhadas, confundidas entre o verde das folhas redondas, muito pequenas e as hastes em tom castanho e roxo.
 
Originária da Nova Zelândia, esta curiosa trepadeira perene da família das poligonáceas mostra um rendilhado de ramos finíssimos mas resistentes, cobrindo cerca de 4 metros em altura.  O verdadeiro tamanho das hastes não será fácil de medir.


No seu habitat natural é uma notável barreira á penetração humana. É usada em sebes e vedações, oferecendo boa resistência ao vento e à salinidade. Em solos férteis e voltada ao sol, carece de controlo sob pena de se tornar invasiva. Um modo de controle será o de a plantar em vaso-contentor.


As inflorescências são de cor branca ou branca-amarelada, com pequeno valor ornamental. Nesta altura ainda exibe as flores já com as sementes visíveis, sendo os meses dos meados do verão até meados de outono mais propícios á floração.

Multiplicação fácil por sementes frescas ou por estaquia.
 
Fotos da passada semana, em Sintra.

5 comentários:

  1. Oi. Estou doida atrás desta planta e não acho. Aqui no Paraná e em Santa catarina não tem. Vc sabe onde posso achar? Obg.

    ResponderEliminar
  2. boa tarde, onde consigo comprar a planta arame? obrigado

    ResponderEliminar
  3. Também procuro há um bom tempo. Gostaria de encontrar para comprar

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de uma muda! Como adquirir?
    Essa planta lembra minha infância!

    ResponderEliminar
  5. Olá gostaria de saber onde posso comprar uma muda , onde posso encontrar?

    ResponderEliminar