segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

HEBE (VERÓNICA ARBUSTIVA)


Sobre as últimas ilustrações, dizem-me: "plantas da época, tudo bem, acompanho, mas, cor, cor ... prefira a cor!". Cores quentes, vivas, espectaculares, entenda-se, também as prefiro. Porém, nesta altura do ano, só em estufas ou no hemisfério sul. Por mim, estou interessado em conhecer melhor as plantas de qualquer altura do ano, especialmente as nativas ou adaptadas à região, por mais discretas que nos apareçam. Mas, procurarei satisfazer o interesse de quem se dá ao trabalho, que agradeço, de se demorar pouco que seja neste espaço.


Afinal, até habitamos um país da Europa Meridional, no extremo sudoeste, e, por aqui á volta, de clima temperado, mais mediterrânico que atlântico. Assim, por exemplo, somos ou não privilegiados por em finais do outono ainda podermos contar com florações como a da hebe? Lembrar-se-ão de que em finais do mês passado publiquei fotos de uma outra variedade de hebe mas cuja floração tinha já terminado. Não esperava vir a deparar-me já nos finais do outono, com um exemplar florido.


Voltemos então à hebe, desta vez a uma hebe florida. Hebe é também o nome de uma figura da mitologia grega que representa a deusa da juventude. Ainda não será nada de especialmente espectacular? Mas que outro pequeno arbusto decorativo, cultivado no exterior, de folhagem permanente, oferece tão belas inflorescências nesta altura do ano?  Dir-me-ão: cores tristes, branco, violeta, púrpura, por vezes também azul ou cor de rosa. Mas a planta não é, apenas, cor.  

As folhas são de cor verde, simples, inteiras, persistentes, com cerca de 12 cm de comprimento e em forma de lança e dispostas segundo linhas perpendiculares, em pares opostos.

 
As vistosas flores estão organizadas em rácemos de cerca de 15 cm de comprimento, situados na extremidade das hastes. Os estames longos, numerosos e evidentes estão inseridos perto da base do tubo da corola e dão um toque exótico á flor. O perfume das hebes é muito chamativo para as borboletas que, afinal, precisam de néctar e pólen em todas as estações...

Fotos de 6 de dezembro de 2012, em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário