sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SENECIO MACROGLOSSUS (HERA-DO-CABO)


Num primeiro relance julguei ver as folhas de uma hera, não de uma hera qualquer pelas manchas brancas ou branco-amareladas nas bordas que lhe dão um toque de exotismo. Trata-se, de facto, de uma trepadeira. Surgindo de entre a mancha da folhagem vi ainda algumas inflorescências amarelas, típicas das compostas. Só de muito perto me apercebi, com surpresa, que eram órgãos da mesma planta.


Na ausência de flores teria concluído tratar-se de uma hera, aliás, muito decorativa. A forma da inflorescência ilumina o caminho para a solução. As flores do círculo externo são largas. Aqui são em amarelo pálido mas também as há em  branco. As do círculo interno são amarelas como as das comuns margaridas. Florescem todo o ano. É, de facto, uma asteraceae enquanto que a hera pertence á família das araleaceae.  


A hera-do-Cabo é uma planta herbácea, vivaz, de folhagem perene. Com os seus caules finos e flexíveis, mas sem gavinhas,  entrelaça-se com o que encontrar como suporte. As folhas são algo carnudas e de verde-brilhante.  
 
As plantas das fotos são cultivadas em jardim. Mas a hera-do-Cabo pode ser cultivada em interiores com boa luz. Duas magníficas opções!
 
Fotos de 1 de dezembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário