quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MUEHLENBECKIA COMPLEXA (PLANTA-ARAME)


Pendente de alto muro voltado a norte e em larga extensão, chamou-me a atenção exactamente pela massa enorme que oferece.  Aproximei-me e deparei então com as florzinhas meio envergonhadas, confundidas entre o verde das folhas redondas, muito pequenas e as hastes em tom castanho e roxo.
 
Originária da Nova Zelândia, esta curiosa trepadeira perene da família das poligonáceas mostra um rendilhado de ramos finíssimos mas resistentes, cobrindo cerca de 4 metros em altura.  O verdadeiro tamanho das hastes não será fácil de medir.


No seu habitat natural é uma notável barreira á penetração humana. É usada em sebes e vedações, oferecendo boa resistência ao vento e à salinidade. Em solos férteis e voltada ao sol, carece de controlo sob pena de se tornar invasiva. Um modo de controle será o de a plantar em vaso-contentor.


As inflorescências são de cor branca ou branca-amarelada, com pequeno valor ornamental. Nesta altura ainda exibe as flores já com as sementes visíveis, sendo os meses dos meados do verão até meados de outono mais propícios á floração.

Multiplicação fácil por sementes frescas ou por estaquia.
 
Fotos da passada semana, em Sintra.

2 comentários:

  1. Oi. Estou doida atrás desta planta e não acho. Aqui no Paraná e em Santa catarina não tem. Vc sabe onde posso achar? Obg.

    ResponderEliminar
  2. boa tarde, onde consigo comprar a planta arame? obrigado

    ResponderEliminar