sábado, 15 de dezembro de 2012

LAMIASTRUM GALEOBDOLON (YELLOW ARCHANGEL)


Nesta altura do ano em que as flores não abundam, é talvez uma boa época para prestar atenção à folhagem persistente ou semi-persistente de plantas de cobertura de solos. São geralmente herbáceas que se espalham rente ao solo, formando um denso tapete vegetal, podendo servir de substituto à relva ou de tamanho médio até uns 20 a 40 cm ou de grande porte entre os 40 e 60 cm.

Podemos finalmente distinguir entre as que preferem a sombra (e por vezes não toleram mesmo o sol directo) e as que se adaptam bem à exposição ao sol. Estas são geralmente mais altas e de porte mais erecto. Mas a folhagem daquelas, quando resistentes ao frio, atraem sobremaneira a nossa atenção.

Nestas plantas, a folhagem e ás vezes igualmente as flores, distinguem-se desde logo pelo brilho das cores. E se o jardineiro tiver optado por as combinar, opondo cores quentes (vermelho e amarelo como o de cóleus) e cores frias (como o verde e prateado  das píleas) então teremos motivos suplementares para, mesmo em dias baços do final de outono ou no inverno, continuarmos a visitar os jardins ou, quem tiver condições, experimentar plantá-las.
 


Trago hoje, da família lamiaceae (a mesma do alecrim, hortelã ou da lavanda e mais evidente quando se compara a morfologia externa das flores), uma vivaz, de rápido crescimento, podendo formar densas cortinas que cobrem o solo.

Prefere a sombra. Exposta ao sol pleno ou em solos particularmente secos não sobrevive. As folhas de fundo verde na página superior, apresentam-se manchadas de cor prateada ou branca. São de forma ovalada, opostas, arredondadas na base e com margens serradas. O lamium em sombra oferece folhas mais largas, mais finas e de verde mais escuro.

 
Abundam as subespécies desta planta e mesmo estas podem apresentar variações como se vê comparando as duas primeiras fotos  com a última. As condições do habitat poderão explicar as diferenças. Na foto de cima a planta está mais exposta á luz natural e daí, talvez, o maior tamanho dos caules e o porte mais erecto, a folha mais estreita, menos brilhante.
 
Além do valor decorativo da folhagem, também contribuem para impedir o crescimento de ervas indesejáveis. No entanto, a planta é capaz de se comportar como invasiva, cobrindo outras semeadas e espraiando-se, se não for muito bem controlada.
 
As flores em forma de sino, são em amarelo brilhante e abrem por períodos muito curtos, entre abril e maio.

Não encontrei para ela  o nome em português em qualquer das variedades. Daí que ao lado do nome latino, tenha acrescentado o mais conhecido na língua inglesa.

Fotos(a 2ª manifestamente ampliada)do início deste mês de dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário