terça-feira, 1 de maio de 2012

SYRINGA VULGARIS (LILÁS)


Na cor lilás ou na cor branca as inflorescências terminais do lilaseiro são sempre muito vistosas e agradavelmente perfumadas. Ainda assim, tenho a cor lilás como a que melhor resulta neste arbusto quase árvore (altura entre 1,50 m até 4 m). No entanto o nosso lilaseiro jovem dá flores brancas muito apreciadas.


Através da poda de formação o lilás pode ser encaminhado como arbusto ou como árvore. Neste caso terá em princípio um único caule. As podas terão lugar após a floração e devem ser ligeiras atendendo a que as florações se fazem nos lançamentos do ano anterior. Poder-se-ão retirar sempre os ramos secos. O lilaseiro é uma planta de folha caduca que suporta bem os frios do inverno. Já o excesso de sol nos dias mais quentes de verão poderá chamuscá-lo. O nosso está protegido em parte por um muro a sul que o defende com a sombra fresca que projecta.

Como seria de esperar estes cachos de flores atraem as abelhas. Como o lilaseiro está junto às laranjeiras que estão igualmente floridas são incontáveis as abelhas voando entre umas e outras. Convém que, nesta fase, as flores murchas sejam retiradas para favorecer as novas florações. Pena é que as flores do lilaseiro não durem muito tempo e que a sua tão agradável fragância, como a das rosas, também não perdure por muito. 


É curioso que o nome latino da planta derive de syrinx que significa flauta. Na antiguidade latina usar-se-ia a madeira do lilaseiro para fabricar flautas. Na verdade a madeira é dura e acinzentada e de grão fino como o do buxo que aceita o polimento.


O lilás cresce muito rapidamente e adapta-se facilmente a quase todos os tipos de solo. Bem cuidado e não exige grandes custos, pode durar dezenas de anos. Indispensável nos jardins.

Fotos de 17 de Abril de 2012. As brancas são do jardim.

3 comentários:

  1. Oi Vítor, amei seus lilaseiros. Me encantei por essas flores quando li alguns contos russos em que elas estavam sempre presentes...Quase conseguia sentir o perfume delas só de ler e imaginar!Infelizmente não encontro nem na internet algum site que venda mudas, ou sementes aqui no Brasil. Mas vou continuar procurando e quem sabe um dia vou poder sentir o perfume de um lilaseiro em flor!
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só hoje dou conta do seu comentário que agradeço. Não, não desista de procurar o seu lilaseiro. E, depois, ame-o como ele for realmente, nas condições particulares do seu jardim aí no muito querido Brasil. Por certo que sua vida irá encontrar outros significados integrando aqueles que o prazer da leitura de contos russos e toda a sua vida vivida já lhe trouxeram. No final, estarão lá na sua mente, os sabores combinando um tudo nada da espiritualidade russa com a exaltação da alegria brasileira. E o mérito de tudo isso está mais na sua manifesta capacidade de sonho do que no valor absoluto de tão delicados ingredientes. Continuação de bons sonhos, boas leituras e boas jardinagens. Abraço.

      Eliminar
  2. Também gostaria de poder ter em meu jardim. Será possível comprar aqui no Brasil?

    ResponderEliminar