quinta-feira, 17 de maio de 2012

SUCULENTA, ainda não identificada


Publicar fotos de plantas desacompanhadas de identificação não é a norma deste sítio. Para um leigo curioso impõe-se o esforço de procurar saber do que trata, mas nem sempre aos maiores esforços correspondem os melhores resultados. O mais grave no entanto é quando se repousa sobre uma inexacta identificação. O meu apelo permanente é para a colaboração generosa de quem venha a aceder a este sítio no sentido de me corrigir os erros que serão ainda mais frequentes do que o admissível mesmo a um simples curioso.


É quase certo tratar-se de uma suculenta. As folhas são carnudas próprias para o armazenamento de água. Parecem as folhas modificadas do sedum.


Porém, as flores são bem diferentes de um sedum. Assemelham-se a margaridas, mas de pétalas de cor discreta a que os filetes e anteras emprestam um tracejado de grande delicadeza. 


Creio que seria uma pena deixar passar em claro esta belíssima floração, iniciada há uma semana. Espero que em breve venha a descobrir a identidade desta planta que em vaso se adaptou bem ao jardim. Nesse caso voltaremos ao tema com mais pormenor.

Fotos de ontem no jardim.

2 comentários:

  1. Conhecida vulgarmente por "chorão". Existem váriedades diversas, e a floração de várias cores: rosa choque (majenta), lilazes, brancas... as flores ora são maiores ora mais pequenas. Fazem ramos e arbustos lindissimos porque dão mtas flores e cobrem na totalidade os vasos ou espaços onde se encontrem. Ando á procura para mim. Veêm-se em varandas ou até em espaços publicos a enfeitar rotundas, jardins etc... dá gosto olhar ;-)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela sua colaboração. Já tinha posto a plantinha em cotejo com o chorão das praias mas parece-me apesar de tudo tão diferente... Agora, se anda à procura desta planta não vá mais longe. Já percebeu que não sou comerciante. Então tenho todo o gosto em lhe oferecer um pedaço de caule para tentar que enraíze e que é o que posso dispor nesta altura. Em princípio conseguirá. Querendo, forneça-me o seu endereço postal e enviar-lhe-ei pelo correio.

    ResponderEliminar