terça-feira, 8 de maio de 2012

BELLIS PERENNIS "HABANERA" (Margarida-de-Páscoa)


As margaridas, nesta variedade, proliferam às vezes nos relvados mas as de hoje são plantas decorativas muito usadas em maciços, brancas, vermelhas ou rosadas, simples ou dobradas. Em França chamam-lhe "Pâquerette" (Flor de Páscoa) e "Pomponnette" (A bela dos pompons) e fica tudo dito... Desde já confesso a minha predilecção pelas brancas salpicadas de rosa, como na foto de cima. Que frescura de composição!


Estas margaridas podem ser plantadas em Outubro sem risco de perecerem ao frio. Aliás, devem ser regadas nos dias de maior frio. As sementeiras serão em fins da primavera, princípios de verão, em local de meia sombra, em solo fresco, para poderem ser transplantadas em Setembro-Outubro. Em bordas, em vasos, floreiras ou mesmo num canto pedregoso adaptam-se bem e são muito rústicas.

 Estão bonitas na Páscoa mas dão flor quase todo o ano. Fecham á noite (ou com temporal) para abrirem de manhã. Apresentam dois tipos de inflorescência: um capítulo ao centro e numerosas flores sésseis (i.e. sem suporte ou haste de sustentação) impropriamente tidas por pétalas. Esta planta aguenta bem os dois primeiros anos. Depois convém substituí-las.













Fotos Malema de 21 de Março de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário