sexta-feira, 4 de maio de 2012

THOMISUS (ARANHA-CARANGUEJO, ARANHA-FLORÍCOLA)


Quatro pares de patas, sem asas nem antenas, dois segmentos corporais,  uns três milímetros de comprimento (talvez ainda uma jovem). Aracnídeo é, certamente. Esta cor amarelada em aranha... confesso nunca antes ter reparado nela. Dos 40.000 espécies de aranhas qual a identidade deste bichinho, habitante das ervas do quintal?
Creio tratar-se de uma variedade da família Thomisidae, talvez a Thomisus spectabilis ou a T. onustus. 
A aranha não se alimenta directamente das plantinhas. É uma predadora. Mantém-se rigorosamente imóvel até a presa se colocar ao alcance das patas dianteiras. Consta que não se inibe de caçar presas muito maiores do que ela e que rapidamente imobiliza, picando-a e envolvendo-a com os seus fios de seda. 
A aranha não é insecto. Habita as flores onde espera por abelhas, vespas, borboletas. Manifesta a sua capacidade de mimetismo com as flores e muda de cor entre o amarelo e o branco para o que segrega um pigmento líquido que envolve as células exteriores do corpo. Cuidado com este belo aracnídeo pois é capaz de picar o hortelão curioso ou simplesmente distraído. Felizmente não é venenoso.
Fotos de ontem no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário