domingo, 13 de maio de 2012

TÚNEIS BAIXOS, vantagens


No ano passado fizemos a colheita da batata em 4 de julho.


Os calendários de sementeiras e plantações estão fixados regionalmente pelo costume. Ele está alicerçado em práticas longamente testadas e no âmbito de uma produção de auto consumo é prudente e avisado segui-la, salvo melhor conhecimento. Sempre se ambicionou colher fora de época. E não apenas por razões comerciais. Quanto às batatas já tinha ensaiado a plantação em pleno inverno debaixo das copas baixas dos citrinos. Sem resultados satisfatórios. 
No entanto, há aqui na aldeia quem tenha obtido bons resultados em culturas ao ar livre em locais abrigados. Este ano tentei a plantação em túnel baixo. Timidamente,  em finais de janeiro lá plantei usando como semente batatas (inteiras mas muito poucas) da colheita de 2011, naturalmente sem prescindir da plantação maior no tempo normal.
Usei arcos de ferro separados entre si cerca de um metro e cobertos com plástico de estufa. Nos dias de sol abria o túnel a meio da manhã e fechava ao fim da tarde. Hoje colhi uma boa cesta de batata nova. Pelo meio ficaram algumas regas e dois tratamentos preventivos contra o míldio, o primeiro de calda bordaleza e o último com uma calda cúprica com mancozebe.
Comprei num desses supermercados mais conhecidos um túnel com aros de plástico branco, coberto por um plástico perfurado. Custou uns 8 euros. Embora este plástico seja frágil em comparação com o plástico de estufa tem a vantagem de mesmo fechado, permitir a ventilação e a entrada de alguma água da chuva, através dos tais furos. E tem resistido aos ventos (vantagem dos túneis baixos) sem problemas e aparentemente vai durar mais do que uma época.  Resultou numa boa compra. Também estou a experimentar uma cobertura com rede sombreadora/corta vento, de cor verde, também muito usada na protecção de obras, óptima para absorver o impacto das chuvas fortes e granizo. Agora não quero outra coisa para culturas tão frágeis como as alfaces, as curgetes, pimentos, pepinos e quejandos. Estou ainda para ver se este modo irá requerer regas mais frequentes no verão. Os túneis abrem-se e rapidamente se fecham, sem problemas. Ainda hoje mondei e reguei dois sem dificuldade. Gostaria muito de conhecer resultados e sugestões por parte de outros cultivadores que já ensaiaram este método com o qual ando entusiasmado. Fico á espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário