segunda-feira, 7 de maio de 2012

HEMÍPTERO - Bichezas da Horta


No passado sábado esteve um dia muito razoável para a retoma dos trabalhos da horta e jardim. Não se fizeram talvez os mais urgentes, como as medidas preventivas contra o míldio, pois as folhas das plantas estão ainda molhadas. Alguma coisa teria de ficar para a semana próxima. Habitualmente faço-me acompanhar da câmara fotográfica e sempre que surge a oportunidade, disparo...


Ás tantas deparei-me com um insecto castanho escuro, algo coriáceo (parece carregar um escudo às costas) passeando sobre as folhas de uma prímula. Não é a primeira vez que nos cruzamos. Pertence á vasta ordem hemiptera, classe insecta. Trata-se de um Hemípetero (pentatomidae?, coreidae?). Quer dizer, á letra, que tem apenas "meia asa". Isto está relacionado com a circunstância de parte do primeiro par de asas estar endurecido, enquanto a restante parte do primeiro par e o segundo são membranosas. Outra característica é a de a armadura bocal poder picar e sugar.


Em geral alimentam-se da seiva das plantas e dos cloroplastos. Há variedades que são predadoras de insectos e, desse modo, úteis ao horticultor.  
Começa por ser um ovo de entre a centena que a mãe pôs na primavera. O ovo haverá de eclodir cerca de um mês depois. Tornar-se-á adulto no início do outono. No fim do outono a sua cor aproxima-se da cor das folhas caídas para melhor se refugiar. Hibernam até ao fim do inverno, perto das folhas de que hão-de alimentar-se. Estes insectos expelem um líquido mal-cheiroso para afastar os seus predadores. Pois, que passe muito bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário