domingo, 6 de maio de 2012

SAXIFRAGA STOLONIFERA MEERB. (BARBA-DE-JUDEU)


Aqui ampliada a flor da saxifraga stolonifera é de uma beleza surpreendente. Dispõe em cima de três pétalas de tamanho insignificante e duas outras bem maiores, em baixo. No maior comprimento cada flor terá uns 2,50 cm. O requinte do pontuado e da mancha rosa sobre parte do fundo branco das pétalas menores e o amarelo brilhante do ovário requerem, para total desfrute, uma atenção especial do observador que tem de aproximar-se suficientemente.

Strawberry begonia ou strawberry geranium, em inglês, não são nem begónias nem gerânios apesar de alguma semelhança das folhas e da haste da flor. Nas folhas em rosetas ressaltam os veios cinzento-prateados, como se fossem nervuras, sobre o fundo verde-acinzentado. A página inferior é roxa-avermelhada. 

A saxifraga é uma planta vivaz, acaule, que lança estolhos finos, avermelhados, como os dos morangueiros e na extremidade surgem as novas plantas que na maior parte permanecem pequenas até serem separadas da mãe e replantadas. Na fase de crescimento gostam da terra fresca (regar sem ensopar) e de mês a mês, salvo no inverno, um toque de adubo.

As nossas saxifragas estão em vasos à meia sombra, sob a copa das laranjeiras. Permanecendo no exterior todo o ano é prudente cobri-las para as poupar à geada. Podem ser levadas para dentro de casa e aí permanecer todo o ano, em lugar com muita luz mas não expostas directamente aos raios de sol.

Fotos do dia de ontem, no jardim.

4 comentários: