terça-feira, 15 de maio de 2012

ROSAS


Durante dezenas de anos celebrou-se aqui numa aldeia confinante a semana das rosas, iniciativa de Maio de um prestigiado hoteleiro, pretexto para lançar a "saison", como então se dizia.


Em 1991, aqui na vila, também foram outorgados os estatutos da Associação Portuguesa da Rosa tendo por objectivo contribuir para a valorização da rosa e para a criação duma rosa da Bairrada. 

De facto sendo esta uma região vitícola e tendo sido usadas as roseiras para sinalizar a presença de oídeo parecia bem, agora que há outros  e melhores métodos para o identificar, que  a rosa continuasse associada à vinha e á região. Lamentavelmente a magnífica ideia dos fundadores não teve seguimento.

Um dos resultados desta indiferença pelos jardins é o da perda irremediável das variedades tradicionais portuguesas ou tradicionalmente usadas em jardins privados e públicos portugueses. Não é que  houve já uma rosa lusitana a "Belle Portugaise"? Este é o mês de Maio, mês das flores, mês das rosas. E este ano vai propício às rosas. Que vivam as rosas, as perfumadas, as autênticas! Se não puder ser, à falta de cultivadores, vivam ainda as "rosas de aviário", as rosas do "orvalho sintético" geralmente disponíveis todo o ano nas floristas.

Fotos de 13 de Maio de 2012, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário