quarta-feira, 2 de maio de 2012

WEIGELA (VEIGELA, VEIGÉLIA)


Muito vistoso este arbusto, parte erecto, parte arqueado, com uma floração espectacular na primavera e de folhagem caduca verde mas igualmente bela.


Aqui em destaque, os ramos arqueados da veigélia contrastando com o movimento erecto dos demais que atingem já cerca de três metros de altura. Lindíssimos.


As flores abundantes são campanuladas e surgem nos extremos dos ramos de uma ano. As da nossa veigélia mais antiga são brancas e levemente rosadas. Mas há flores rosa, brancas, vermelhas e amarelas.

É muito fácil a multiplicação por estaca. Uma vez pegada também não exige nenhuns cuidados especiais. Convém não esquecer a adubação e no primeiro ano, regas mais frequentes. Após o termo da floração tem lugar a poda dos ramos com mais de dois anos de idade que podem ser reduzidos em  1/3 ou mesmo totalmente removidos (por exemplo os que apresentarem madeira de mais de 2,5 cm de diâmetro de base) para dar lugar aos ramos jovens em crescimento que se deixam livres da tesoura para florirem no próximo ano. Ainda assim só pratico aquela redução a não mais do que 1/3 dos ramos sem prejuízo de se dever retirar sempre, cortando pela base, qualquer ramo inteiramente seco, como é de regra. Evitar os ramos cruzados até ao ponto de contacto.

Fotos: as 2 primeiras de ontem; a 3ª de 22 e a última de 14 de Abril de 2012, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário