quarta-feira, 30 de maio de 2012

MALVA SYLVESTRIS (MALVA SILVESTRE, MALVA MOURISCA)


Quem alguma vez viveu no campo, por certo se cruzou com a malva, uma das mais prosaicas plantas dos espaços ruderais e campos agrícolas incultos.

Claro que, se deixarmos, também cresce nos terrenos cultivados. E de que maneira! Das informações que recolhi consta que a malva pode atingir 1 a 1,50 m de altura. Pois no quintal, em local sombrio e abrigado por uma parede a sul, está a passar os dois metros! E no ano passado não estava lá, pelo menos com altura que se visse.

Mas também há quem goste de as ver nos jardins. Para tanto, recolhem-se os frutos secos que na maturação se separaram formando vários frutos parciais. Estes, porém, não libertam as sementes salvo pela decomposição do ovário. Em crianças chamávamos de queijinhos ao fruto da malva ainda verde e inconscientemente comíamos alguns deles. As sementes serão semeadas em Maio, para florirem no ano seguinte. Bem tratada, a malva pode alcançar dez anos de vida e os dois metros de altura e um diâmetro de base do caule semelhante ao do pulso de um homem.

Não a cortei quando há dois dias procedia à limpeza de um talhão para cultivo. Vou esperar pelo amadurecimento das sementes que semearei no jardim. Aí já está a esperar por ela uma parente que espero apresentar em breve, a althaea officinalis (alteia ou malvaísco).


No passado, além de aplicações medicinais, também foi utilizada na cozinha alentejana acompanhando feijão seco e grão (Informação recolhida em José Salgueiro no seu curioso livro Ervas, Usos e Saberes, Plantas Medicinais no Alentejo e outros Produtos Naturais).

Nas folhas palmatifendidas com lobos dentados, a curiosa combinação do recorte marginal e o recorte profundo.

Fotos de 28 de Maio de 2012, no quintal.

1 comentário:

  1. Interessante esta planta.
    Em 2016 no meu quintal existiam umas dezenas com mais de dois metros e uma em especial ultrapassou bem os tres metros medidos com fita métrica (338cm). Mas sempre morrem no verão. Nascem no outono/inverno e desenvolvem-se vertiginosamente. Estamos a 11 de Maio e já tenho várias nascidas esta época e com mais de 230 cm.

    ResponderEliminar